PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 81 BLOGS E MAIS DE 6 MIL LINKS

quarta-feira, 6 de março de 2013

LUIZ MANOEL DE OLIVEIRA FILHO


   LUIZ MANOEL, conhecido popularmente pela alcunha de ‘SEU BARRA’, natural de Apodi, mas precisamente no sítio Boa Vista, no dia 30 de julho de 1907, filho de Luiz Manoel de 0liveira e de Francisca Lauriana de 0liveira. Era casado com Margarida de 0liveira Melo, vulgo ‘ALZIRA’, natural de Apodi, nascida em 24 de junho de 1908, e falecida em 24 de dezembro de 1966 filha de Luiz  Herculano e de Maria da Conceição Barra. Desse consórcio nasceram 10 filho, mas apenas dois sobreviveram. Foram eles: ROSILDA BARRA DE OLIVEIRA, casada com Afonso Jardim Torres, natural de Itaú-RN, filho de Generoso Jardim Torres e de Maria Petronila da Conceição; e ROSELITA BARRA DE OLIVEIRA, nascida em 8 de fevereiro de 1935, casada com RAUL GENÉSIO TORRES, nascido em 30 de outubro de 1927.
   O senhor BARRA  foi o primeiro farmacêutico de Severiano Melo, dono de uma farmácia situada no povoado de Boa Vista, e consultava toda a população da região. “Abaixo de Deus, só Seu Barra salvava”.. Essa era a frase corriqueira na camada mais humilde da população das comunidades de Boa Vista, Melancias, Malhada Vermelha, Severiano Melo, Itaú e Rodolfo Fernandes, que o define muito bem o que o farmacêutico e homeopatia Luiz Manoel de 0liveira Filho representava para essa gente.
   Luiz Manoel ingressou na política no ano de 1954 quando foi nomeado prefeito interino do município de Itaú, por ato governamental do então governador Silvio Pedroza. Ele governou o município recém-criado no período de 11 de dezembro de 1954 a 31 de janeiro de 1955. Foi eleito vice-prefeito de Itaú no pleito eleitoral de 3 de outubro de 1959, na chapa encabeçada por Rui Bessa Nunes, o qual no período de 31 de janeiro de 1960 a 31 de janeiro de 1965 presidiu o Poder Legislativo itauense, tendo em vista que naquela época o vice automaticamente assumia a presidência do Legislativo.
   Luis Manoel faleceu em Severiano Melo no dia 19 de junho de 1975, aos 70 anos de idade, dos quais 50 dedicados à farmacologia  e a hemeopatia em nossa região.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
SOU TRICOLOR DE CORAÇÃO, BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ

Arquivo do blogue

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
TRICOLOR DE CORAÇÃO

CONTADOR DE VISITA

visitas

MEU IP